Manaus, Sábado, 21 de Setembro de 2019

Encontro promovido pela Prodam reúne mais de 80 gestores e técnicos da área de TIC pública do Estado

09:05 - 05/02/2019

Representantes de 49 órgãos da administração pública estadual estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (05/02), no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), para participar da primeira edição do Encontro de Gestores Estaduais de Tecnologia da Informação, promovido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam). O coordenador de tecnologia da informação da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Vanderley Encarnação esteve participando.

Durante o evento, os participantes conheceram o Plano de Ação dos projetos prioritários que a Prodam está desenvolvendo para viabilizar a transformação digital do Governo estadual, como a implantação do sistema de Voz sobre Protocolo de Internet (VOIP) entre os órgãos públicos, que contribuirá para redução de custos das entidades públicas estaduais com telefonia.

Outro projeto apresentado foi a solução de gestão eletrônica de documentos e processos administrativos. “Uma das primeiras ações para promover a transformação digital no governo é tornar eletrônico os processos administrativos que ainda fazem uso do papel. A Prodam já está estudando a melhor solução para implementar a gestão eletrônica de documentos nos órgãos estaduais”, afirmou o assessor da presidência da Prodam, Aristóbulo Angelim.

Importância da TIC – Na palestra realizada pelo diretor técnico da Prodam, Heleno Ferreira, ele detalhou a função estratégica da Prodam para o Amazonas, dando ênfase a dados que mostram como o investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação é relevante para o Governo.

“Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação aponta que cada R$ 1 investido pelos governos em TIC, representa uma economia de até R$ 9,95. Além da redução custos, é comprovado ainda o aumento na eficiência em gastos governamentais”, concluiu Heleno.

O diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, encerrou oficialmente o evento, garantindo a continuidade de novos encontros. “Esse foi o primeiro de muitos eventos que pretendemos realizar para alinhar as ações de TIC do Estado, viabilizando a transformação digital do Amazonas”, afirmou.