Manaus, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Evento agropecuário autorizado pela Adaf acontece neste fim de semana

13:28 - 10/02/2023

Segundo Circuito de Vaquejada da Assovam terá a presença de, aproximadamente, 200 animais, entre bovinos e equinos

O Circuito será realizado no Parque Associação dos Vaqueiros do Amazonas, localizado no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. Nesta sexta-feira, o evento iniciará às 18h e, amanhã, às 22h.
Dividida entre as categorias aspirante, amador e aberta, a competição tem premiação que varia de R$ 1.000 a motocicletas.

A Adaf reforça que a realização de eventos agropecuários tem que ser autorizada pela autarquia. No momento em que autoriza um evento, a agência observa as instalações e os exames que comprovem a sanidade dos animais participantes. Esse acompanhamento dos cuidados sanitários é fundamental para preservar o patrimônio agropecuário, evitando a disseminação de doenças como a anemia infecciosa equina, o mormo, a febre aftosa, a brucelose e a tuberculose.

O requerimento de autorização se encontra disponível no site da agência (adaf.am.gov.br), assim como a lista de documentos exigidos para a solicitação. O pedido deve ser feito com antecedência mínima de 30 dias em caso de certames de jurisdição municipal e regional; 60 dias para estadual, interestadual e nacional; e de 90 dias para internacional.

A realização de eventos agropecuários sem autorização da Adaf acarreta autuação no valor de R$ 5 mil e o fechamento do evento clandestino, quando possível.