Manaus, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Feira agropecuária de Nhamundá tem R$ 300 mil para financiar máquinas, equipamentos, insumos e animais

17:46 - 24/05/2018

Neste fim de semana, dos dias 25/05 a 27/05, o Governo do Amazonas financiará máquinas, equipamentos, insumos e animais para melhoramento genético de rebanhos na Feira Agropecuária de Nhamundá, município no Baixo Rio Amazonas, localizado a 383 quilômetros de Manaus, em linha reta. A Afeam disponibilizará aos produtores da região R$ 300 mil, valor que é parte dos R$ 5 milhões que a Agência de Fomento tem para 15 feiras e exposições desse tipo no Estado nesse ano.

Nhamundá, na fronteira com o Estado do Pará, se destaca, sobretudo, pelos seus rebanhos e pala produção de farinha de mandioca. Levantamento realizado Idam, órgão de assistência técnica da Secretaria de Produção Rural (Sepror), e parceiro da Afeam no atendimento ao setor primário, revela rebanhos locais de 22 mil cabeças de gado, 2 mil bubalinos e cerca de 2,7 mil ovinos e caprinos.

Para facilitar a negociação dos produtores durante a exposição agropecuária, a Afeam já fez o pré-cadastro de interessados no financiamento, de até R$ 25 mil por produtor. Todo esse trabalho prévio é para agilizar as negociações durante o evento. Na Feira, a Instituição também estará com estande divulgando suas linhas de financiamento, voltados para empreendedores de todos os setores econômicos.

No primeiro dia da feira agropecuária, a Afeam reúne com os técnicos do Idam, representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Federação da Agricultura (Faea), Prefeitura e Secretaria Municipal ligada ao setor primário para programar e/ou definir o plano de trabalho durante o evento. Podem ser atendidos produtores locais ou de municípios vizinhos.

Feiras confirmadas – Das 15 feiras e exposições agropecuárias que terão neste ano o apoio do Governo do Amazonas, com linhas de financiamento da Afeam, cinco já foram confirmadas: dos municípios Autazes, Careiro Castanho, Manicoré, Boca do Acre e Nhamundá, que serão realizadas entre maio e setembro.

Público-alvo – Podem ser atendidos com os financiamentos nas feiras e exposições agropecuárias os produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas) que estejam em plena atividade agropecuária e que comprovem a existência de infraestrutura mínima na propriedade rural. E ainda: agropecuaristas que cumpram as exigências dos órgãos, por exemplo, de defesa sanitária.