Manaus, Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020

Fiscalização da Adaf apreende sete toneladas de manga na barreira de vigilância agropecuária de Jundiá

13:39 - 06/06/2020

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu, neste sábado (06/06), sete toneladas de manga, que é o fruto hospedeiro da mosca-da-carambola, na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA), localizada em Jundiá no município de Rorainópolis, em Roraima (RR). A maioria das cargas inspecionadas não possuía documentação fitossanitária obrigatória e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV).

As ações de fiscalização de trânsito interestadual são realizadas ininterruptamente pela Adaf com o objetivo de proibir a entrada da praga quarentenária mosca-da-carambola no estado do Amazonas. O total desses frutos apreendidos é resultado da última equipe que estava de plantão, e que encerrou as atividades neste sábado (06/06).

Na última quinta-feira (04/06), a equipe apreendeu uma carga que transportava 4,5 toneladas de manga. De acordo com os servidores da Adaf, que realizaram a apreensão, os frutos estavam escondidos embaixo de sacos de tucumã e a carga vinha da cidade de Cantá, em Roraima, com destino a Manaus. A apreensão resultou em repasse para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) para posterior destruição.

A praga mosca-da-carambola, além de ser potencial hospedeira na manga, ataca várias espécies frutíferas como a carambola, acerola, tangerina, laranja, tangerina, jambo, entre outras.

Fotos: Divulgação/Adaf