Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Governo do Amazonas entrega veículos para unidades da Adaf em Apuí e Humaitá

10:54 - 08/06/2022

Objetivo é reforçar ações de defesa agropecuária e florestal realizadas nos municípios

O Governo do Amazonas entregou, nesta terça-feira (07/06), dois veículos para as unidades da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) nos municípios de Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus) e Humaitá (a 590 quilômetros da capital). Os veículos modelos picape Ford Ranger e Chevrolet S10, respectivamente, darão suporte às ações de defesa agropecuária realizadas naquelas cidades, fortalecendo o setor primário no interior do estado.

Com tração 4×4, as picapes têm capacidade para transportar cinco pessoas e já estão caracterizadas com a identidade visual da autarquia. Os escritórios locais da Adaf em Apuí e Humaitá são responsáveis pelo desempenho de atividades relacionadas à vigilância da febre aftosa, inspeção de produtos de origem animal, registro de estabelecimentos que produzem e/ou manipulam esses produtos, assim como pelo controle e erradicação de outras doenças.

Segundo o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, as entregas dão continuidade às ações de aparelhamento promovidas pela Agência de Defesa, ao longo dos últimos anos, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos servidores e a qualidade dos serviços ofertados aos produtores nos escritórios locais.

“O fortalecimento da Defesa Agropecuária no Amazonas é um dos compromissos do governador Wilson Lima.  A Adaf, desde o ano passado, vem aparelhando suas unidades nos municípios para expandir o alcance dos serviços aos agricultores e pecuaristas”, destacou.

Lotado no escritório da Adaf em Apuí, o fiscal agropecuário engenheiro agrônomo, Lucas Teixeira, afirma que a picape Ford Ranger entregue à unidade local vai fortalecer as ações já realizadas pela equipe.

“É muito importante ter à disposição um veículo traçado e que atenda às condições adversas de estradas que nos deparamos em nossas atividades de campo. Com certeza o veículo fortalecerá a Ulsav (Unidade Local Veterinária de Sanidade Animal e Vegetal) Apuí e trará mais fluidez às nossas ações rotineiras”, afirmou.

Integrantes do Bloco I do Plano Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), onde a vacinação contra a febre aftosa não é mais obrigatória, os municípios de Apuí e Humaitá ocupam posição estratégica para a agropecuária do Amazonas. Em Humaitá, para facilitar o acesso dos produtores aos serviços disponibilizados pela Adaf, um escritório da autarquia foi instalado, em novembro do ano passado, no Distrito de Realidade.