Manaus, Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020

Governo do Amazonas, por meio da Adaf, capacita equipes de fiscalização agropecuária

15:16 - 04/08/2020

O Governo do Amazonas está capacitando as equipes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) visando o fortalecimento dos programas de autocontrole, rastreabilidade e rotulagem de produtos. O treinamento, que começou nesta terça-feira (04/08) e será concluído na quarta (05/08), é conduzido pela Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa-Adaf) e ministrado pela fiscal agropecuária médica veterinária Lilian Toffanetto.

Participam do treinamento fiscais agropecuários médicos veterinários, técnicos de fiscalização e demais interessados. O domínio dos temas abordados na capacitação é essencial para o exercício das atividades de fiscalização da Adaf sobre os produtos de origem animal. Sistemas de autocontrole, por exemplo, dizem respeito ao monitoramento constante que as empresas que trabalham com produtos de origem animal devem exercer sobre suas próprias operações, como qualidade de insumos, calibração de instrumentos, manutenção industrial, qualidade da água, iluminação, ventilação, entre vários outros.

“O autocontrole mal executado compromete sanitariamente a qualidade dos produtos. A atuação da Adaf se dá na verificação desse autocontrole, e consequentemente, da qualidade dos produtos de origem animal oferecidos à sociedade”, avalia o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adaf, Ramerson Ferreira.

Ele ressalta que, a partir de treinamentos como esse, a equipe atualiza conhecimentos para a fiscalização de campo, operações de rotina e inspeção permanente nos abatedouros. Além disso, o treinamento é essencial para a capacitação dos novos fiscais agropecuários, integrados recentemente ao quadro da Adaf após aprovação em concurso público.

Rastreamento – Outro tema abordado nesta terça-feira foi o rastreamento de produtos de origem animal. Ramerson Ferreira explica que os produtos devem ser rastreáveis desde a origem, com todo o caminho registrado em planilhas, integrando o plano de autocontrole do estabelecimento. “Isso é necessário para que, em caso de um problema sanitário, como uma contaminação, seja possível acionar o programa de recall, que vai identificar os lotes com problemas e recolhê-los para destruição”, detalha o gerente.

O treinamento continua nesta quarta-feira (05/08), quando serão abordados temas relativos à rotulagem correta de produtos. A capacitação técnica segue recomendação e cumprimento do Plano de Ação encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visando a adesão da Adaf ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que permitirá à agência certificar estabelecimentos do Amazonas para comercialização de seus produtos em outros estados.

Sobre a Adaf – A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) é uma autarquia integrante do Sistema Sepror, com a missão de garantir a preservação do patrimônio animal e vegetal do estado, por meio da proteção da saúde dos animais, e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, além da identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária dos alimentos e demais produtos agropecuários.

FOTOS: Divulgação/Adaf