Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Sanidade de animais aquáticos é tema de palestra para produtores rurais do Amazonas

13:19 - 22/11/2019

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) irá realizar, na próxima segunda-feira (25/11), uma palestra para produtores rurais do estado sobre sanidade e ações de defesa agropecuária aplicada para animais aquáticos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos (PNSAA), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A palestra será transmitida pelo Centro de Mídias de Educação (Cemeam) da Secretária de Educação e Desporto, a partir das 9h.

A temática será será apresentada pela médica veterinária da Adaf e coordenadora estadual do PNSAA, Lylian Brasil, em parceria com a bióloga e professora Ana Lúcia Gomes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo a Adaf, a palestra tem como intuito  conscientizar a comunidade rural sobre a defesa agropecuária dessas espécies, alertando os produtores para que reconheçam as doenças de notificação obrigatória em seus animais, medidas de biossegurança, ressaltando as questões sanitárias sobre o controle do trânsito dos animais e a importância do cadastramento de propriedades aquícolas.


“Para os produtores rurais que atuam na área da piscicultura, nós vamos dar ênfase à Adaf, em como podemos ajudar o produtor que trabalha com animais aquáticos, principalmente na produção de peixes, dando orientação  sobre o cadastramento das propriedades rurais, por meio do qual podemos ajudar no desenvolvimento da atividade econômica da psicultura. O trânsito desses animais também será abordado, para deixar claro o que é necessário para esse transporte, e inclusive as doenças que acometem esses animais”, destacou Lylian.  


Próxima palestra – Ainda dentro da iniciativa voltada para a sanidade animal, na próxima quarta-feira (27/11), o médico veterinário da Adaf e coordenador estadual das Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs), Diego Laner, irá dar continuidade ministrando a palestra de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, seguindo as diretrizes  sobre Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), explicando a importância das vacinas, prevenção das doenças, entre outros.