Manaus, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Sepror recebe o quarto certificado por coleta seletiva do descarte de óleo

15:00 - 10/07/2019

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) recebeu, nesta terça-feira (09/07), o quarto Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF), que atesta que a reciclagem realizada pelo órgão é adequada. A certificação resulta do trabalho realizado pela secretaria com o objetivo de conscientizar servidores e familiares no combate contra o descarte incorreto de óleo.

   

O documento foi entregue pela H2O da Amazônia, empresa voltada à preservação ambiental, que recolhe mensalmente o material, destinando o produto para os órgãos competentes que fazem a separação do descarte do óleo e utilizando o reaproveitamento para a produção de sabão, ração, combustível, entre outros.

Além disso, a empresa disponibiliza uma gratificação para o órgão, com a doação de materiais de limpeza e higiene, com objetivo de incentivar os funcionários a doar o óleo usufruído.

O projeto da coleta seletiva foi criado pelo engenheiro ambiental da Secretaria Executiva Adjunta Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror), Jarbas Breves, visando mobilizar os funcionários para o descarte correto do óleo, promovendo a educação ambiental na Sepror e em suas residências.

“Servidores e profissionais do Sistema Sepror estão se mobilizando nesta ação, e as pessoas que moram nos bairros próximos, como Japiim e Petrópolis, podem vir descartar os óleos em um recipiente adequado”, explica Jarbas.

 

De acordo com dados da Sepror, neste primeiro semestre foram coletados aproximadamente 180 litros de descarte de óleo/gordura, provenientes de frituras, assados e cozidos, doados por servidores do Sistema Sepror.