Manaus, Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018

SISBI/POA


  • O que é SISBI-POA?

É o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país. O MAPA, por intermédio do S.I.F., é o órgão coordenador do Sistema. A adesão dos serviços de inspeção dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ao SISBI-POA é voluntária e concedida pelo órgão coordenador mediante comprovação de equivalência entre o serviço solicitante e o S.I.F.


  • Qual a importância do SISBI-POA?

– Contribuir para a oferta de alimentos saudáveis aos consumidores.

– Possibilita maior inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal – local, regional e nacional.

– Fortalece os municípios, abrindo espaço para integração dos mesmos e incentivando o desenvolvimento local e dos territórios.

– Maior integração entre os serviços de inspeção federal, estadual e municipal, reduzindo o comércio de produtos sem inspeção.


  • Quais os requisitos para a adesão ao SISBI-POA?

Os requisitos a serem observados para equivalência dos serviços para a adesão, são:

– Infra-estrutura administrativa;

– Inocuidade dos produtos;

– Qualidade dos produtos;

– Prevenção e combate a fraude;

– Controle ambiental

AMAZONAS – Para que o AMAZONAS possa solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção e ser habilitado no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), algumas adequações serão feitas, buscando comprovar que a Agência de Defesa e Agropecuária e Florestal (ADAF) têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

A partir do momento que o Estado conquistará essa equivalência, os produtos que obtiverem o selo SISBI no Estado passam a ter trânsito livre, podendo ser comercializados em todo o País.