Manaus, Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020

Sistema Sepror realiza primeira reunião integrada de 2020

11:54 - 07/01/2020

Encontro semanal e estratégico traça objetivos e melhorias nas atividades realizadas pelo Sistema Sepror

Nesta segunda-feira (06/01), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou a primeira reunião semanal de integração, com a presença do secretário Petrucio Magalhães Júnior, dos secretários executivos, além dos diretores e presidentes do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), para o norteamento das atividades a serem realizadas no ano de 2020.

“Essa reunião semanal com as diretorias das vinculadas é estratégica para a integração das ações a serem realizadas, pois visa o alinhamento, ajustes e o avanço do setor agropecuário”, disse Petrucio.

Durante a reunião, foi feito um balanço geral do Plano Safra no ano de 2019, bem como dos novos desafios e metas para este ano. O Programa de Desperdício das Feiras, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Peixe no Prato foram alguns dos projetos destacados no encontro.

‘Peixe no Prato’ – O programa promove a comercialização de peixes, frutas, legumes e verduras a preços acessíveis em comunidades que não possuem feiras próximas. Segundo o secretário Petrucio Magalhães Júnior, a Sepror tem recebido pedidos para implantar o programa no interior do estado.

“Agora, cada vez mais, vejo pessoas comentando nas redes sociais, pedindo que o programa também seja implantado nos municípios do estado”, informou.

A primeira edição de 2020 será no dia 15 de janeiro, no conjunto Viver Melhor 2, bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus, e contará com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que também vai disponibilizar serviços para a população.

Ações 2020 – Dentre os assuntos abordados na reunião desta segunda-feira, o titular da Sepror citou a entrega do Parque de Exposição Agropecuária, que voltará a receber os produtores rurais depois de sete anos de inatividade, e o chamamento de concursados do Idam e da Adaf, possivelmente no primeiro semestre deste ano.

No dia 17 de janeiro, o Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror, também fará a entrega de equipamentos e insumos que beneficiarão produtores rurais da capital e do interior. No mesmo dia, a Sepror participará da Reunião Especial Conjunta de abertura dos trabalhos dos três Conselhos Estaduais do Setor Primário – CEDRS, Conepa e Ceapo.

Outra novidade é a retomada da ação “Dia no Campo”, que promove a aproximação entre os técnicos do Sistema Sepror e os produtores rurais. A primeira edição deste ano está agendada para o dia 24 de janeiro e acontecerá no município de Iranduba, beneficiando famílias de produtores orgânicos.