Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Adaf atua no combate à monilíase em Guajará

16:00 - 10/12/2021

Ações de prevenção à praga quarentenária foram realizadas nas comunidades do Rebojo e Novo Horizonte

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está intensificando as ações de monitoramento e levantamento fitossanitário, no município de Guajará (distante a 1476 quilômetros de Manaus) para prevenir e coibir a entrada da praga quarentenária monilíase do cacaueiro no Amazonas. Nesta semana, uma equipe da autarquia realizou fiscalizações nas comunidades do Rebojo e Novo Horizonte.

Neste ano, a praga quarentenária monilíase do cacaueiro foi identificada na cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, deixando o Amazonas em alerta para que não ocorra a disseminação da praga nas áreas de cultivo de cacau e cupuaçu. De acordo com o gerente de defesa vegetal da Adaf, Sivandro Campos, este trabalho de prevenção é importante, uma vez que a praga já foi detectada em um estado vizinho.

“Estamos realizando o monitoramento para que a praga não apareça no Amazonas, nas áreas de cultivo de cacau e cupuaçu, assegurando a sanidade do patrimônio vegetal”, enfatizou. Esta não é a primeira ação realizada pela Adaf. Neste ano, equipes da autarquia se deslocaram até o estado do Acre para dar apoio às ações de combate à praga.

Vale ressaltar que duas comunidades no município de Guajará possuem plantações consideráveis de cacau, tanto nativo quanto cultivado, e que toda essa produção resulta em um dos melhores chocolates do mundo, inclusive com selos internacionais reconhecidos, com destaque para a comunidade de Novo Horizonte. Os produtores relatam que a produção poderia ser ampliada se houvesse mais incentivo e recursos para envolver mais famílias na atividade, gerando mais empregos e renda.

Praga – A monilíase é uma doença devastadora que afeta plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.