Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Adaf e Aderr firmam termo de cooperação técnica

11:25 - 23/03/2023

A parceria entre as agências é fundamental para o fortalecimento do patrimônio agropecuário dos estados

 

As Agências de Defesa Agropecuária dos Estados do Amazonas (Adaf) e de Roraima (Aderr) firmaram Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de  desenvolver conjuntamente ações em benefício dos dois Estados. O termo foi assinado pelo diretor-presidente da Adaf, José Omena, e pelo presidente da Aderr, Marcelo Augusto Parisi, nesta quinta-feira (23/03), em Boa Vista, Roraima.

O Termo de Cooperação Técnica prevê ações articuladas para a execução de atividades inerentes ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), como controle de trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal, trânsito de vegetais e suas partes, agrotóxicos e afins entre os Estados do Amazonas e de Roraima.

Desde julho de 2017, as instituições mantêm conjuntamente uma barreira de vigilância agropecuária (BVA) no Distrito de Jundiá, município de Rorainópolis, em Roraima, onde desenvolvem o controle do trânsito de animais, vegetais, suas partes, subprodutos e agrotóxicos.

José Omena afirma que a parceria entre as agências do Amazonas e de Roraima é fundamental para o fortalecimento de ações que visam à proteção e valorização do patrimônio agropecuário dos dois Estados. “Ninguém faz nada isoladamente. Agora mesmo, estamos atuando no controle de pragas como a mosca-da-carambola, e sabemos que não há como ter êxito sem o apoio essencial de parceiros como a Aderr. Agradeço ao presidente Marcelo Parisi pela amizade, parceria e disposição em desenvolver trabalhos em conjunto”.

Marcelo Parisi diz que o Termo de Cooperação é extremamente importante para que as duas agências possam se fortalecer. “Sabemos que, quanto mais forte for a defesa agropecuária do nosso vizinho, mais fortes nós seremos. Esperamos uma grande evolução nessa parceria entre as duas agências, tanto na atuação conjunta na BVA de Jundiá, como também no treinamento e na capacitação dos seus funcionários para atuar em conjunto e distintamente em cada área de atuação das agências”, ponderou.