Manaus, Sábado, 23 de Outubro de 2021

Adaf imuniza animais contra raiva no Careiro Castanho

13:44 - 24/08/2021

 

 

Como medida de controle e prevenção contra raiva em animais, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está realizando a vacinação em bovídeos, equídeos, caprinos e ovinos no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus). Mais de 2 mil animais foram imunizados contra a zoonose, envolvendo aproximadamente 100 propriedades rurais da região. A ação está sendo executada pela equipe da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav-Careiro Castanho). 

As atividades ocorrem simultaneamente junto à segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que segue até o dia 31 de agosto, em 41 municípios do Amazonas. 

Doença – A raiva é uma doença infecciosa viral aguda capaz de causar impacto econômico, afetando a saúde pública, uma vez que pode atingir tanto o homem quanto animais mamíferos domésticos e silvestres. Quando há evolução da doença, invariavelmente é fatal para os animais acometidos.

“A prevenção por meio da aplicação da vacina é a melhor forma de conter o mal, tanto pela importância de se manter a sanidade dos animais quanto pelo risco aos humanos, já que se trata de enfermidade letal”, destaca a fiscal médica veterinária Fernanda Rech.

O maior transmissor do patógeno é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue. 

Foram imunizados 2.226 bovinos, 91 bubalinos, 28 ovinos, 10 caprinos, 68 equídeos e 2 asininos. Animais maiores de 3 meses de idade devem ser imunizados.

A Adaf alerta os produtores para a necessidade de se notificar a Agência, caso identifiquem a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, bem como no caso de qualquer suspeita ou ocorrências de doenças que acometem aves, cavalos, cabras, porcos, ovelhas, mulas e entre outros. 

A Adaf ressalta também aos produtores que evitem introduzir as mãos na boca de qualquer espécie de animal com sintomatologia nervosa, sem o uso de luvas apropriadas.

 

FOTOS: Divulgação/Adaf