Manaus, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Servidores da Adaf palestram para universitários de Medicina Veterinária

16:30 - 26/11/2021

Durante a atividade, foram abordados temas como introdução à defesa agropecuária, peste suína clássica, brucelose e tuberculose

Fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizaram, na manhã desta sexta-feira (26/11), uma palestra para universitários do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Norte (Uninorte). A atividade promovida na sede da autarquia, no bairro Japiim, na zona sul de Manaus, abordou temas como introdução à defesa agropecuária, peste suína clássica, brucelose e tuberculose.
Aluno do 8º período do curso, Lucas Barroso, afirma que mesmo tendo interesse em atuar no atendimento de pequenos animais, vê a atividade como uma possibilidade de complementar o conhecimento já ministrado em sala de aula.

“O manejo de grandes animais é um aspecto importantíssimo para o nosso currículo acadêmico e ainda pouco explorado ao longo da graduação. Por isso, acredito que as informações repassadas pelos fiscais vão expandir a nossa visão como estudantes e futuros médicos veterinários”, afirmou.


Apaixonada por animais desde a infância, a estudante Driely Regian conta que sempre quis cursar Medicina Veterinária e decidiu participar da palestra para garantir um entendimento mais abrangente sobre o curso e as diversas áreas de atuação existentes. “É sempre bom complementar o conteúdo já adquirido nas aulas. Sempre tento me abrir para as novidades da área”, disse.


Segundo a fiscal agropecuária da Adaf, Paula Araújo, a realização de palestras compõe uma das ferramentas educativas na defesa agropecuária. “O interesse da universidade em ofertar aos alunos atividades de extensão relacionadas à defesa e sanidade animal vai ao encontro dos objetivos da Adaf. Através de ações ativas e contínuas como essa, atingimos mudanças no conhecimento, nas atitudes e no comportamento dos futuros profissionais”, enfatizou.


Membro do corpo docente da instituição de ensino superior, a médica veterinária Genevere Reis destaca que palestras como a ministrada pela Adaf forma alunos muito mais preparados para atuar na orientação dos produtores e na defesa e sanidade agropecuária.


“Palestras de órgãos públicos como a Adaf engrandecem o conhecimento de professores e discentes, pois permite a saída de uma realidade teórica e engessada para um contexto mais prático. Aqui os técnicos trouxeram todas as atualizações e vivências do dia a dia. Isso abre a mentalidade dos alunos e mostra a eles as possíveis áreas de atuação”, ressaltou.