Manaus, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Setor primário é prioridade em encontro que debate estratégias de financiamentos do Governo do Amazonas em 2018

14:00 - 09/11/2017

O setor primário será foco dos financiamentos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) em 2018, em ações destinadas ao fortalecimento de cadeias produtivas, a exemplo do projeto que revitalizará a indústria da castanha, em parceria com o Sistema Sepror (da Secretaria de Produção Rural do Amazonas). Somente para o crédito rural, a Agência de Fomento está destinando orçamento de R$ 40 milhões para o próximo ano.

O projeto de Governo e as estratégias para o melhor alcance desse objetivo estão sendo debatidos nesta quinta-feira (09/11), e amanhã, sexta-feira (10/11), no 17º Encontro Técnico dos Agentes do FMPES, que acontece na sede da Afeam. Participam do evento dirigentes dos órgãos ligados à Sepror, como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), além da própria Sepror, a Federação de Agricultura, e também dos demais setores econômicos, parceiros da Agência, como o Sebrae.

Como destaca o Diretor de Crédito da Afeam, Jacques Douglas, o objetivo do encontro anual é definir estratégias para aperfeiçoar a oferta e aplicação do financiamento, “com destaque para o desenvolvimento das cadeias produtivas. Vamos ampliar nosso investimento no crédito rural, elevando assim os esforços do Governo em desenvolver o interior do Estado”.

O secretário-adjunto da Sepror, Fernando Vieira, ressalta a importância do encontro, do esforço para melhorar a qualidade de vida no interior do Amazonas, em um trabalho que classificou de incansável em benefício do setor primário. “O crédito é importante, mas precisa ser bem orientado, com todo o apoio necessário ao produtor. Quando tivermos eficiência na produção agrícola, também seremos excelência no setor primário, como já somos na indústria de televisores”, exemplificou Vieira.

Os dirigentes governamentais e representantes do setor produtivo estão divididos em três grupos de debate: cadeias produtivas, crédito rural e o grupo que discute entraves e estratégias para a melhor aplicação do microcrédito e de crédito de varejo. Ao final dos debates, a Afeam terá diretrizes formuladas por todos os parceiros que nortearão as ações da instituição em 2018.

 

 

Fonte: AFEAM