Balcão de Agronegócios da ADS vai adquirir produção de laticínios de Autazes


Nesta sexta-feira (31/05), o coordenador do programa Balcão de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Mário Moura, juntamente com o agrônomo da Agência, Hélio Magalhães, estiveram na Cooperativa dos Produtores de Leite da região de Autaz-Mirim (Cooplam), no município de Autazes, a 113 quilômetros de Manaus.

A visita teve como objetivo conhecer as instalações e os produtos de uma das maiores fábricas de laticínios do Estado. A indústria oferece produtos como mussarela de búfala, queijo coalho, ricota, manteiga, creme de leite, entre outros produtos de bovinos e bubalinos.

Segundo o coordenador do Balcão de Agronegócios, a visita à cooperativa tem como intuito fortalecer o setor primário e alavancar a produção pecuária de leite e de corte na região da Vila do Novo Céu, onde a fábrica está instalada. 

 
“Nosso objetivo é oferecer esses produtos aos grandes mercados da capital, abrindo novos negócios e gerando renda para as mais de 100 famílias beneficiadas direta ou indiretamente com as atividades da cooperativa”, destacou.

Produção – Conhecida como a Terra do Leite, Autazes se destaca na produção de leite e derivados, como queijo, manteiga, iogurte, bebida láctea, requeijão, doce de leite e ricota das empresas que são registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).

 
Atualmente, o município conta com mais de 80 mil cabeças de gado e aproximadamente 800 criadores de bovídeos. Autazes conta com oito indústrias de laticínio cadastradas no SIE e 85 estão em processo de legalização, a maioria de queijo.