Adaf orienta produtores rurais sobre emissão da guia de trânsito animal
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) informa aos produtores rurais que a Guia de Trânsito Animal (GTA) está sendo expedida normalmente, levando em consideração a adoção de medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado do Amazonas.
A GTA trata-se de um documento obrigatório para o trânsito de animal para qualquer finalidade tanto dentro quanto fora do estado.
Emissão pelo Whatsapp- De acordo com a Adaf, os produtores rurais dos municípios que utilizam o Sistema de Defesa Agropecuária do Amazonas (Sidaam), entre eles, Boca do Acre, Itacoatiara (Distrito de Novo Remanso), Manaus, Iranduba, Careio Castanho, Humaitá, Presidente Figueiredo, Ipixuna, Guajará, Itapiranga e Manicoré (Matupi), poderão solicitar o documento por meio do WhatsApp das respectivas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs). Os responsáveis pelas Ulsavs enviarão a GTA em PDF ao solicitante.
Para as Ulsavs que ainda não realizam a emissão eletrônica da GTA, a solicitação também poderá ser realizada pelo Whatsapp, ou de forma presencial, respeitando o protocolo sanitário. A finalidade é evitar aglomerações no escritório e cuidados com a higiene pessoal. O atendimento deverá ser agendado conforme a localidade do produtor para que seja realizada a entrega da GTA.
A Adaf ressalta ainda que a declaração de pagamento da GTA poderá ser enviada via Whatsapp. Os produtores rurais só deverão ficar atentos ao atendimento das agências bancárias que, neste momento, estão atuando em horários reduzidos. Para mais informações acesse o site da Adaf: www.adaf.am.gov.br.
Foto: Bruno Zanardo/Secom