Adaf oferece atendimento itinerante para produtores rurais afetados pela estiagem

Unidade de Autazes levou os serviços de escritório para o “beiradão”, evitando que o produtor seja penalizado pelas dificuldades de locomoção impostas pela seca

Sensibilizada pelas dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais diante da estiagem severa, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) realizou, na quinta e na sexta-feira (19 e 20/09), ação de atendimento itinerante na Comunidade São Lázaro, localizada no Rio Madeirinha, que fica a três horas de viagem da sede de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus).

A autarquia levou todos os serviços de escritório para o “beiradão”, evitando que o produtor seja penalizado pelas dificuldades de locomoção impostas pela seca. O esforço da Adaf integra as ações do governo estadual para reduzir os impactos da estiagem na vida dos produtores.

“A Adaf está estendendo a mão para os produtores rurais, já que muitos estão ou vão ficar isolados em breve. Nessa ação, atendemos todos que precisarem atualizar rebanhos, informar nascimento ou morte de animais, notificar vacinas, cadastrar propriedades e emitir Guia de Trânsito Animal (GTA)”, explicou o médico veterinário responsável pela unidade local de Autazes, Ezequiel Pereira Valentim.

Nesta etapa, foram realizados 20 atendimentos no escritório provisório montado na casa de uma moradora da comunidade. No dia 11, uma ação teste foi realizada com sucesso na comunidade Rochedo, que fica a 2h30 de viagem da sede do município, em lancha rápida. “Nós montamos o escritório em uma casa da comunidade e saímos avisando o ‘beiradão’. Vimos que deu certo e resolvemos estender para o máximo de localidades possível, pois muitos produtores não vão conseguir mais sair de suas comunidades devido à baixa do nível das águas”, destacou Ezequiel.

Em Rochedo, também foram atendidos aproximadamente 20 produtores, que receberam, além dos serviços de escritório, ações de educação sanitária. “É importante se adaptar para manter a sanidade animal e vegetal do Amazonas e também ajudar o produtor diante desse cenário de estiagem. A comunidade tem sido nossa parceira, disponibilizando espaço e condições para que possamos montar o escritório itinerante, e nós buscamos ser parceiros facilitando o acesso dos produtores aos serviços da Adaf”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, José Omena.

Enfrentamento da estiagem

Segundo o último Boletim Estiagem, mais de 1,1 mil toneladas de alimentos já foram distribuídos nos municípios afetados; foram instalados 31 purificadores de água e mais de cem caixa d’água já foram entregues. Além disso, o governo do Estado também entregou mais de 200 toneladas de medicamentos, e mantém funcionando oito estações móveis de tratamento de água, e 595 Sistemas do Programa Água Boa.