Adaf apreende mais de 3 toneladas de laranja escondidas em carga de banana
Frutos com restrição de trânsito haviam saído de Caroebe e tinham Manaus como destino

Mais de 3 toneladas de laranja foram apreendidas, na manhã deste domingo (2), na barreira de vigilância de Jundiá, em Roraima. A ação foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e Ministério da Agricultura e Pecuária(Mapa).
A laranja tem restrição de trânsito por ser uma das possíveis espécies hospedeiras do cancro cítrico e da mosca-da-carambola.

De acordo com o técnico de fiscalização agropecuária da Adaf Samuel Bernardo, a carga, que havia saído de Caroebe (RR) e tinha como destino Manaus, estava escondida por baixo das caixas de banana em um caminhão, mas foi detectada com a ajuda de um scanner. “A laranja estava por baixo da banana justamente para tentar burlar a fiscalização. Mas nós identificamos a laranja e realizamos a apreensão “, contou.
Por se tratar de ação em território roraimense, a lavratura do auto de infração e o descarte da carga ficaram a cargo da Aderr, que teve apoio dos servidores da Adaf para transferir as 3,1 toneladas de frutas para o local de descarte.
A mosca-da-carambola é uma praga devastadora, considerada a maior ameaça à fruticultura. Presente no Pará e em Roraima, é motivo da restrição de trânsito de mais de 30 espécies hospedeiras desses Estados para o Amazonas e outras unidades da federação, segundo determinação do Mapa.