Adaf ministra palestras durante a 22ª Semana de Ciência & Tecnologia do Ifam Campus Manaus Zona Leste
Cadastro de Explorações Avícolas e Uso Correto de Agrotóxicos foram os temas abordados
Nesta quinta-feira (23/10), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) marcou presença na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) – Campus Manaus Leste. A programação contou com duas palestras da autarquia voltadas a produtores rurais e criadores da região, e teve a participação do diretor-presidente da Adaf, José Omena.
A médica-veterinária e coordenadora do Programa de Sanidade Avícola (PNSA), Larissa Araújo deu início à explanação com o tema “Cadastro de Explorações Avícolas”, documento que integra a fase documental do processo de registro de estabelecimentos avícolas junto à Adaf. Durante o bate-papo, os presentes tiveram a oportunidade de aprender que o cadastro é realizado no escritório da Agência, no município onde o estabelecimento está localizado.
O Cadastro de Explorações Avícolas contempla informações como o nome do produtor e da propriedade; o tipo de criação; o nome do responsável técnico; o tipo de exploração, entre outras. Estabelecimentos avícolas devem possuir registro obrigatório junto à Adaf para fins de controle sanitário e rastreamento de aves através do Serviço Veterinário Oficial.
“Falamos um pouco sobre as explorações avícolas, de acordo com a finalidade – subsistência, granjas comerciais, revendas de aves vivas – para que o produtor entenda em qual critério ele vai se encaixar e possa fazer tudo corretinho como manda a legislação. Sempre priorizando a saúde animal e a sanidade avícola”, destacou Larissa.

Dando continuidade à participação da autarquia no evento, o engenheiro agrônomo da Gerência de Fiscalização de Agrotóxicos (GFA), Claudio Gurgel palestrou sobre o “Uso Correto de Agrotóxicos”.
Os agricultores receberam orientações e esclareceram dúvidas sobre receituários agronômicos, aplicação de produtos, armazenamento e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), para minimizar os riscos de contaminação e intoxicação, durante o manuseio e aplicação de agrotóxicos nas lavouras.
Os produtores foram orientados, ainda, sobre a importância da realização da tríplice lavagem das embalagens rígidas de agrotóxico, para se evitar o acúmulo de residual de produtos e possíveis contaminações, e a sequencial perfuração do fundo da embalagem para a sua inutilização; além de receber informações sobre a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos.
“Esse intercâmbio de informações é muito importante para os produtores e para a sociedade em geral, porque ele traz como fazer o uso adequado desses produtos, buscando minimizar os riscos para a saúde humana e para o meio ambiente. Além disso, conseguimos repassar práticas que poderão ser aplicadas no campo”, afirmou Claudio.

Para o diretor-geral do campus Ifam/ Manaus Zona Leste, David Lima, as palestras das áreas animal e vegetal promovidas pela Adaf estreitam e fortalecem o ensino dos alunos da instituição. “São duas atividades extremamente importantes com a parceria entre o Ifam Campus Zona Leste e a Adaf. Atuamos com diversos cursos do setor primário e essas palestras trazem os produtores para dentro do campus, fortalecendo a relação instituição de ensino, comunidade e Adaf”, afirmou.
O evento
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Criada em 2004, chega em 2025 à sua 22ª edição, celebrando duas décadas de história em que já contou com mais de um milhão de participantes em todo o país e cem mil visitantes por edição em Brasília.

Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil. Neste ano, o evento tem como tema: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.