Manaus, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Serviço de Inspeção Estadual é destaque no lançamento do Plano Safra 2021/2021

16:12 - 13/05/2021

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE), coordenado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), foi destaque durante o lançamento do Plano 2021/2022, nesta quinta-feira (13/05). Responsáveis pelo empreendimento Flor do Amazonas, voltado para a cadeia de mel e inspecionado pela Adaf, expuseram seus produtos durante o evento.

“O SIE te dá garantia para a comercialização, e com o cliente, você certifica que trabalha com produto de qualidade. No meu caso, que trabalho com mel, perguntam se esse mel é verdadeiro. Eu respondo que sim, pois mostro o SIE com orgulho, afirmando que meu produto é inspecionado e tem o respaldo da Adaf”, destacou o apicultor responsável pela Flor de Mel Amazonas, Josimar Sales.

O plano foi elaborado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas – Idam, Adaf e ADS – e integra o Agro Amazonas, programa criado pelo governador Wilson Lima para reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica do Estado. O montante de R$ 1 bilhão abrange ações direcionadas a todos os segmentos do setor: agricultura, pecuária, pesca e o extrativismo.

Selos- O SIE da Adaf  está relacionado aos produtos destinados ao comércio estadual. Pelos municípios, quando a produção se destina ao comércio municipal, está relacionado ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e quando a produção se destina ao comércio interestadual, ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Adaf alerta a população para comprar apenas produtos certificados por esses serviços.

Atualmente, três produtores de mel amazonenses estão certificados pelo Serviço de Inspeção Estadual: Pronatus (SIE 63), Flor do Amazonas (SIE 168) e Coopmel (SIE 127). Ao todo, sete empreendimentos estão em processo de legalização.

A população pode denunciar a produção irregular de mel e de qualquer outro produto de origem animal pelo AdafOuv, no (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).

Sobre o plano- Dentro das diretrizes de ações do Plano Safra 2021/2022 relacionada à defesa agropecuária e inspeção de produtos de origem animal, a Adaf busca ampliar a certificação de indústrias que desejam fabricar, manipular, embalar, armazenar e comercializar produtos de origem animal no Estado do Amazonas com o SIE.  Ao todo, 167 empreendimentos para beneficiamento de produtos de origem animal possuem SIE no Amazonas.

O Governo do Amazonas, por meio da Adaf tem trabalhado para que o Estado possa aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que elevará o selo de inspeção da Adaf a reconhecimento nacional, permitindo que os produtos inspecionados sejam vendidos para outros estados. Hoje, eles passam pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que limita a comercialização ao Amazonas.