Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Programa PNCFS


Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja – Phakopsora pachyrhizi – PNCFS

  • Apresentação:

Têm como objetivo o fortalecimento do sistema de produção agrícola da soja, congregando ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com suporte da pesquisa agrícola e da assistência técnica na prevenção e controle da praga.

As ações deste programa compreendem os Levantamentos Fitossanitários de detecção, além da Fiscalização do cumprimento do calendário de semeadura e do calendário do vazio sanitário da Soja, sendo realizadas estas atividades nos municípios de Humaitá e Boca do Acre.

O controle do nível de alcance das metas estipuladas é realizado por meio dos seguintes indicadores de desempenho:

  • Visita às propriedades/localidades antigas cadastradas, ampliação de novos cadastros, definição do cronograma para a distribuição de visitas ao longo do semestre (caracterizando vigilância ativa);
  • Fiscalizações das propriedades para verificar o cumprimento dos calendários;

 

  • Coordenador:

Claudio Emanuel Magalhães Gurgel – Engenheiro Agrônomo.

  • Contato:

E-mail: gdv@adaf.am.gov.br

Fone (92) 99390-1750

  • Legislação e Manuais:

Portaria Nº 306, de 13 de Maio de 2021 – Instituir o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja – Phakopsora pachyrhizi (PNCFS) no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Portaria SDA Nº 516, de 1º de Fevereiro de 2022 – Estabelece os períodos de vazio sanitário para a cultura da soja em nível nacional para o ano de 2022.

Portaria SDA Nº 555, de 30 de março de 2022 – Incluir o calendário de semeadura de soja para o Estado do Amazonas, no Anexo da Portaria SDA nº 506, de 29 de dezembro de 2021, com a seguinte redação: “16 de setembro de 2021 a 03 de fevereiro de 2022”.

 

INFORMAÇÕES E DENÚNCIAS

Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas – ADAF

Av. Carlos Drummond de Andrade, 1460

ULBRA Bloco G Cj. Atílio Andreazza

Bairro Japiim CEP: 69077-730 Manaus-AM

E-mail: gabinete@adaf.am.gov.br