Manaus, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Adaf realiza curso sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos em Rio Preto da Eva

12:47 - 03/11/2021

Programação ocorreu durante a Feira da Laranja, evento promovido pela prefeitura do município

Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), realizou um curso sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos, no município de Rio Preto da Eva (localizado a 70 km de Manaus), voltado para produtores rurais durante o evento da Feira da Laranja, ocorrido no município durante os dias27 e 28 de outubro.

Ministrado pelos fiscais agropecuários engenheiros agrônomos da Adaf, Cristiane Klehm e Osvaldo Neto, o curso foi voltado para produtores rurais e teve a proposta de repassar orientações e esclarecer dúvidas sobre receituários agronômicos, aplicação de produtos, armazenamento, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), descarte de embalagens vazias e os protocolos exigidos pela autarquia.

Para a agricultora Osvaldina Paiva, obter conhecimento sobre o assunto é de suma importância, para que seja feito de forma correta o que é exigido e seguro para a população. “Além de ser sempre bom adquirir novos conhecimentos, aqui tivemos toda a orientação de como proceder, protegendo nossa saúde e de quem consome nossos produtos”.

Durante a programação, mais de 100 pessoas compareceram para participar do curso, entre produtores rurais e profissionais da área. Para a fiscal Cristiane, foi necessário fornecer informação para os produtores do município.

“Eles tiveram a oportunidade de adquirir o conhecimento necessário para utilizarem de forma correta e segura os agrotóxicos, evitando danos à saúde humana e ao meio ambiente, além de garantir que um alimento de qualidade chegue à mesa dos consumidores finais”.

No Amazonas, a Adaf atua como órgão de fiscalização e realiza os trabalhos de acordo com a fiscalização, no sentido de orientar os produtores rurais, realizando inspeções e fiscalizando o comércio e a utilização do uso de agrotóxicos na agricultura do Estado.