Manaus, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Adaf realiza vigilância ativa em Carauari

09:02 - 12/03/2018

A equipe da Unidade Veterinária (UVL) de Carauari da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), órgãos integrantes da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) tem intensificado a vigilância ativa em propriedades rurais do município. A atividade de defesa animal tem como objetivo examinar os animais susceptíveis à febre aftosa com exames de pata e boca, além de vacinação contra brucelose em bezerras de 3 a 8 meses.

 

Sobre as doenças: 

 

Febre Aftosa: A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos. Toda suspeita de doença vesicular, segundo Joelma Silva, é de notificação imediata e obrigatória. Qualquer pessoa que verifique a existência de sinais clínicos, tais como: salivação (babeira), claudicação (manqueira), vesículas (feridas) na boca, patas e úbere de bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos, além de outras espécies de casco fendido, deve comunicar imediatamente a unidade mais próxima da Adaf.

Brucelose:brucelose é uma zoonose transmitida pela carne e leite cru, que compromete a reprodução das fêmeas bovinas e bubalinas. Para o controle e erradicação da brucelose deve-se vacinar obrigatoriamente as bezerras de 3 a 8 meses, com a vacina B19. No caso da não vacinação nesta idade, o produtor deverá realizar a vacinação da brucelose com a vacina RB51.