Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

ADAF em parceria com o IFAM realiza ação de educação sanitária sobre o PNSS , em Tabatinga 

11:00 - 25/05/2018

 

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), órgão integrante do Sistema Sepror (IDAM, ADAF, ADS, SEPA e SEAPAF), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM), no município de Tabatinga (distante 1.060 km da capital), realizou nesta quinta-feira (24), ação de educação sanitária sobre o Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e castração de suínos, para estudantes em técnico agropecuário.

A aula prática envolveu 13 alunos da instituição, na propriedade de Mauriene Cabruera,  no sítio Santa Luzia, localizada na comunidade Urumutumtakan. As atividades foram coordenadas pela professora e médica veterinária, Fernanda Amarante, juntamente com o responsável da Unidade Local Veterinária da Adaf do município (UVL), Guilherme Pedrosa de Oliveira.

De acordo com o responsável da UVL de Tabatinga, Guilherme Pedrosa, a parceria com IFAM com a participação da ADAF na aula prática teve como objetivo contribuir na formação dos alunos que estão próximos à atuarem na defesa agropecuária do Amazonas. “Nós temos mantido essa parceria com o IFAM em outras ocasiões também. A ideia é contribuir na formação dos alunos em divulgar o PNSS e realizar atualização cadastral de produtor e propriedade, bem como realizar cadastro de outras espécies como suína e avícola”, afirmou. “Bem como dar suporte aos alunos na prática de castração e introduzi-los em meio aos criadores uma vez que os mesmos já estão em fase de formação”, destacou.

Dentro das diretrizes do PNSS, do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), coordenado pela ADAF no Amazonas, o programa tem como objetivo estabelecer e executar medidas relacionadas à sanidade, bem como erradicar as principais doenças infecciosas que afetam o rebanho suídeo no Estado do Amazonas.De acordo com o MAPA, a principal doença-alvo do Programa Nacional de Sanidade Suídea é a Peste Suína Clássica.

As principais ações de educação sanitária do órgão de defesa estadual  estão relacionadas na orientação dos produtores rurais na prevenção das doenças de suídeos, controle de trânsito de suínos, assim como dos produtos de origem animal, controle de sanidade suína em eventos agropecuários, diagnóstico e controle de enfermidades no rebanho suídeo e outras atividades.