Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Caapiranga realiza primeira exposição agropecuária no município, em julho

15:53 - 13/06/2018

 

O município de Caapiranga, distante a 134 quilômetros de Manaus, vai realizar nos dias 27 e 28 de julho, a 1° Exposição Agropecuária e Agricultura Familiar (EXPOCAAP)). Representantes da União das Associações de Produtores Rurais (UNICAAP), estiveram na manhã desta quarta-feira (13/06), na Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), órgão vinculado à Secretaria de Produção Rural (Sepror), para tratar sobre as atividades da Adaf durante o evento. A EXPOCAAP tem como proposta valorizar e incentivar a produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar do município. A feira vai contar com o apoio do Sistema Sepror (Idam, Adaf, Ads, Sepa  e Seapaf).

“A Adaf  vai ficar responsável pela fiscalização dos animais que participarão do evento e também vai promover serviços de orientação relacionados à defesa agropecuária, através de um stand que será disponibilizado durante os dois dias da exposição”, comentou o diretor-presidente.

Segundo os representantes da UNICAAP, a iniciativa da exposição vai contribuir para que os produtores rurais comercializem seus produtos de forma direta aos consumidores, melhorando a eficiência na distribuição de alimentos. “A ideia é que a feira ocorra anualmente no município’, comentou Marília Andrade, presidente da Associação de Desenvolvimento Rural dos Produtores do Membeca (ADERPROM).

A feira está sendo idealizada para ser referência em organização e comercialização, para que seja eliminada a figura do atravessador, no sentido de atender somente os produtores rurais que colocarão os seus produtos para sem comercializados na feira, agregando renda para os mesmos e vai oferecer mais uma opção para os consumidores em adquirir produtos diretos do produtor rual, com qualidade e preços reduzidos.

Participaram da reunião o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz e os representantes da Associação de Desenvolvimento Rural dos Produtores do Membeca (ADERPROM), Associação Agropecuária dos Beneficiadores de Produtos Vegetais, Aquicultura e Cultivadores de Mel de Abelhas (ABP), Associação de Desenvolvimento Rural dos Produtores da Comunidade São Lázaro e da associação de Aquicultores e Piscicultores de Caapiranga (ASPAC). Essas quatro associações formam a UNICAAP. Ao todo são 204 sócios que trabalham no município e nas comunidades no entorno da região.