Manaus, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Adaf em Manaquiri intensifica ações de defesa agropecuária

14:40 - 21/06/2018

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), órgão vinculado à Secretaria Estado da Produção Rural (Sepror) tem intensificado as ações de defesa agropecuária, no município de Manaquiri, situado a 156 quilômetros de distância de Manaus. As atividades que estão sendo executadas no município seguem à risca das diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo informações da Adaf em Manaquiri, 6 propriedades rurais do município passaram por fiscalização do órgão durante esta semana. Ao todo 256 animais foram examinados. A atividade de defesa animal tem como objetivo examinar os animais susceptíveis à febre aftosa com exames de pata e boca. As visitas estão ocorrendo mensalmente.

Além disso foi realizado o cadastramento de 19 propriedades rurais. A proposta desta atividade visa atualizar os cadastros de propriedades existentes que se encontram sem posicionamento georreferenciado na região.

Ações de controle e fiscalização do trânsito agropecuário, fiscalização de vacinação e outras ações que competem ao órgão também estão sendo executadas.

De acordo com o órgão defesa, estas atividades são metas que estão sendo cumpridas com base no convênio com o MAPA, visando o apoio à restruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e a manutenção do status do Amazonas livre de febre aftosa com vacinação.