Manaus, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Adaf comemora 6 anos de atuação em defesa à agropecuária no Amazonas

13:30 - 29/08/2018

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), órgão vinculado à Secretaria de Produção Rural (Sepror) comemora nesta quarta-feira (29/08), 6 anos de atuação em defesa agropecuária no Amazonas, com representantes do Sistema Sepror (IDAM, ADAF, SEPA, ADS e SEAPAF), juntamente com os servidores da entidade.

Na ocasião, o diretor-presidente da Adaf, Sérgio Muniz, lembrou a história de como o serviço de defesa agropecuária iniciou no Amazonas. Até então, o serviço de defesa agropecuária funcionava através de uma coordenação no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal e Sustentável do Amazonas (IDAM), em 1998. Em 2001 tornou-se um departamento dentro do IDAM. Já em 2003 por meio de um regimento interno da Sepror, as ações de defesa agropecuária passaram à ser executadas pela Comissão Executiva De Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav). E em 2012 a Adaf de fato foi criada pela lei n° 3.801 do dia 29 de agosto.

“Fico feliz de contar a história da Adaf, pois tive o privilégio de ser o primeiro presidente e durante esses anos conseguimos enxergar a amplitude da Adaf no Amazonas e as grandes conquistas que obtivemos nesses últimos anos”, comentou Sérgio.

No Amazonas o serviço de defesa agropecuária está presente em 48 municípios, através das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) e os Escritórios de Atendimento à Comunidade Rural (EACs).

A ADAF, no Estado do Amazonas, foi criada com a finalidade de elaborar, coordenar e executar a política de defesa agropecuária no Amazonas, no sentido de garantir a preservação e a sanidade do patrimônio animal e vegetal do Estado, bem como promover a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, a identidade e a segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores.