Manaus, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Governo do Amazonas restaura e entrega escritório da Adaf, no Careiro Castanho

16:51 - 18/12/2018

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), restaurou e entregou a Unidade Veterinária de Sanidade Animal e Vegetal (UVL), do município de Careiro Castanho, distante a 102 quilômetros de Manaus, nesta terça-feira (18/12). A nova sede foi totalmente restaurada para atender os produtores rurais, no sentido de fortalecer o serviço de defesa agropecuária na região.

De acordo com o diretor-presidente da Adaf, Sérgio Muniz, a estrutura entregue no Careiro Castanho representa um ponto estratégico que vai contribuir com o novo processo que o Amazonas iniciará em 2019, que é a retirada da vacina contra a febre aftosa em 12 municípios do sul e sudoeste do Estado.

Barreira sanitária – No município, será instalada uma barreira sanitária para monitorar o controle de entrada e saída de animais das regiões que vacinam, e das zonas que não irão mais vacinar o rebanho no próximo ano. A previsão para que o Careiro Castanho retire a vacina contra a febre aftosa é a partir de 2020.

“Em junho de 2019 não será permitido que bovídeos transitem em determinados locais dentro do próprio estado. O trânsito será autorizado, porém, somente para animais que vacinam, sendo destinados para regiões que seguem o mesmo fluxo da campanha de vacinação. Já os municípios que vão retirar a vacina, somente para as zonas que não se praticarão mais a vacina”, destacou.

Escritórios entregues – Segundo Muniz, só neste ano, o Governo do Amazonas restaurou e entregou seis escritórios da Adaf, nos municípios de Humaitá, Apuí, Matupi (Manicoré), Novo Céu (Autazes), Novo Remanso (Itacoatiara) e Careiro Castanho. As UVLs dos municípios de Iranduba, Maués e Boca do Acre estão em fase de conclusão e serão entregues ainda este ano.

“Esse foi um dos compromissos que o Governo cumpriu e seguiu às riscas, as recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pontuou.

Participaram do descerramento da placa de restauração da UVL, o diretor-presidente da Adaf, Sérgio Muniz, o secretário de produção rural do Careiro, Marcelo Filizzola, a secretaria de administração do município, Gisele Lisboa e pecuaristas da região.