Manaus, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Adaf autoriza a realização da 8ª Feira Agropecuária de Boca do Acre

14:28 - 10/07/2019

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) entregou, nesta quarta-feira (09/07), o certificado de autorização para a realização da Feira Agropecuária de Boca do Acre (ExpoBoca). A cerimônia de autorização ocorreu no Parque de Exposições do município, distante 1.028 quilômetros de Manaus. Na ocasião, os representantes da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf no município, Irailton Mota e Wagner Campagnaro, representaram a agência.

A autorização do evento foi entregue ao prefeito municipal, Zeca Cruz, ao presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre, Dilermano Melo; à secretária do Sindicato Rural da região, Girgliane Ferreira; e ao secretário de Governo (Segov), Thiago Araújo. A ExpoBoca será realizada de quinta-feira (11/07) a domingo (14/07).

Só neste ano, a Adaf liberou 24 eventos agropecuários em Manaus e nos municípios de Nhamundá, Itacoatiara (Novo Remanso), Parintins, Manicoré (Matupi), Urucará, Careiro Castanho, Apuí, Autazes e Boca do Acre.

“A participação da Adaf em eventos desta proporção é de extrema importância, pois cabe à Agência a autorização e a fiscalização dos eventos, verificando e avaliando as estruturas, visando garantir a sanidade e o bem-estar dos animais que participam dos eventos, até mesmo para orientar e esclarecer dúvidas dos criadores de animais de produção”, comenta o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

Segundo a Adaf, conforme legislação em vigor, exposições agropecuárias somente podem ser realizadas com prévia autorização do órgão. Durante esses eventos, a Agência é responsável por fiscalizar as aglomerações de animais, além de solicitar os requisitos sanitários gerais e específicos dos animais que participarão do evento, como testes para diagnósticos de doenças, vacinações, atestados sanitários e o controle da movimentação de animais.