Manaus, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Adaf participa de 3ª reunião de monitoramento das ações para a suspensão da vacinação contra febre aftosa em Rondônia

12:02 - 01/08/2019

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas participou nesta quarta-feira (31), em Rondônia da 3ª Reunião de Monitoramento das ações referentes à execução do Plano Estratégico (2017-2026), do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), para apontar avanços e os entraves para a execução de metas para a retirada da vacinação contra febre aftosa. A reunião aconteceu no auditório Jerônimo Santana, edifício Rio Pacaás Novos, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

A ocasião, contou com a presença de representantes da comissão de acompanhamento das ações do plano, entres eles, o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, a coordenadora Estadual do PNEFA, Joelma Silva e a gerente de defesa animal, Graziele Domingues, além do superintendente federal da Agricultura no Amazonas (SFA-AM), Guilherme Pessoa e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faea), Muni Lourenço.

De acordo com a Adaf, a reunião teve como proposta apresentar o avanço das ações do plano que prevê a suspensão da vacinação contra febre aftosa, das equipes gestoras do bloco 1, que compreende os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso.

No plano da Adaf, constam ações de modernização para facilitar os serviços prestados pela agência, nesse sentido a autarquia está em fase contratação de uma empresa especializada para a prestar serviços de telecomunicações para o fornecimento de acesso à rede de internet via satélite, para apoiar as ações de defesa agropecuária no Amazonas, onde o Sistema de Defesa Agropecuária do Amazonas (SIDAAM) também será ampliado para todo Estado. Além da implementação de novas Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVA’s) e outras metas estratégicas que fazem parte do plano.