Manaus, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Adaf realiza ação de vigilância ativa em Lábrea

12:18 - 14/08/2019

A Agência de Defesa Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) vem intensificando as ações de vigilância ativa contra febre aftosa no Amazonas. A ação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Amazonas é reconhecido com status livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE).

 Nesta semana, a Adaf realizou a ação em Lábrea, município localizado a 702 km de Manaus, fazendo a inspeção de bocas e patas. A atividade foi realizada em 4 propriedades rurais no município, sendo o Sítio São Sebastião, Sítio Irmãos Uchoa e Sítio Dois Irmãos e a Chácara Dois Irmãos, totalizando 163 animais inspecionados.

Sobre a febre aftosa- O sintoma de febre aftosa ocorre quando existe sinais clínicos, como: salivação, claudicação (manqueira), feridas na boca e úbere. Sendo assim, o produtor deve imediatamente procurar a unidade da Adaf em seu município.

Prevenção – Para a prevenção da doença no Estado, a Adaf desenvolve anualmente as campanhas de vacinação contra febre aftosa, vigilância ativa e passiva, na educação sanitária e outras ações estratégicas.