Manaus, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Estrutura


Diretor-Presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf)

Hamilton Casara

Diretor-Presidente da Adaf

Nascido em Rondônia, Hamilton Nobre Casara, formou-se em Engenharia Agrônoma e fez carreira na área ambiental e na política, ocupando cargos importantes nos Estados de Rondônia e Amazonas, culminando com a sua indicação para ocupar a Presidência do IBAMA em Brasília.

A trajetória de Casara começou na Superintendência do Desenvolvimento da Borracha (SUDHEVEA), em 1980, onde desenvolveu atividades de implantação da produção da borracha nos seringais nativos, e de cultivo, também no Amazonas.

Com a criação do IBAMA, em 1989, Hamilton Casara passou a integrar seu quadro funcional, na fiscalização.

Depois, mudou-se para Porto Velho, exercendo a função de Coordenador da Área de Controle e Fiscalização na Superintendência de Rondônia. Em 8 de julho de 1994, foi nomeado Superintendente do IBAMA no Amazonas.

Em janeiro de 2001, Casara foi convidado pelo Ministro Zequinha Sarney para assumir a Presidência do IBAMA, recebendo como missão intensificar a presença da instituição em todo país. A partir de então, providenciou melhorias no controle institucional, promovendo intensamente a descentralização das ações e autonomia das representações estaduais, tornado as ações do órgão mais ágeis.

Em 2015 assumiu a Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal – SEAPAF. Em 2016, assumiu a ADAF e posteriormente a Sepror conforme a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), atendendo ao do Decreto n°18,  de novembro de 2016.